sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tipos de aborto

Existem dois tipos de abortos: naturais ou espontâneos e provocados ou induzidos. Porém, há diversas possibilidades de acontecimentos que podem resultar na ocorrência dessa interrupção.

Abortos naturais ou espontâneos
O aborto espontâneo ocorre involuntariamente, por acidente, por uma falha no metabolismo da mulher ou por defeito do próprio ovo. Há aqueles em que a mulher tem apenas um leve sangramento, ou seja, há apenas uma ameaça de aborto, sendo denominado de aborto iminente; e aqueles que desencadeiam na morte do feto de maneira natural, podendo ou não ser expulso para o meio externo, voluntariamente, a partir da vagina, denominados de aborto inevitável.

Abortos provocados ou induzidos
Ao contrario do aborto espontâneo, o aborto provocado ocorre em decorrência de fatores externos. São utilizados diversos mecanismos para que o feto seja expelido do útero materno, tais como:


  • Sucção ou aspiração
No aborto por sucção, o colo é dilatado manualmente com instrumentos. Logo após é introduzido um aspirador uterino, no qual o bebê é sugado, desmembrando-o até ficar somente fragmentos do corpo e a cabeça. Sua cabeça é muito grande para passar pela tubulação, assim, para retira-la é necessária a aplicação de outro instrumento, chamado pinça  de pólipo. Dentro do útero, através do colo já dilatado, o aborteiro terá que pegar a cabeça do feto que flutua livre dentro do útero com esta pinça e então dilacerá-la. Assim, seus pedaços são removidos com seus respectivos ossos.
  • Esquartejamento
O feto é esquartejado ainda dentro do ventre materno, sendo retirado por partes. No final do processo, o abortista agrupa todas as partes do corpo do feto para verificar se todas elas foram retiradas, uma vez que o feto não é parte do organismo materno, e sua remoção parcial pode ocasionar infecções graves por causa da presença de corpo estranho. Outras conseqüências podem ser a perfuração do útero.
  • Envenenamento por sal
O liquido amniótico é retirado do útero materno, e em seu lugar é injetado uma concentrada solução de sal. É um método extremamente doloroso para o bebê, que aspira e engole este veneno, e tem sua pele queimada pela solução, sendo expelido somente após 24 a 48 horas; e altamente perigoso a mãe, pois à possibilidade da entrada da solução na corrente sanguínea da mãe, provocando sua morte.
  • Curetagem
Procedimento realizado com uma cureta (instrumento de aço semelhante a uma colher), para limpeza do útero como meio de evitar infecções decorrentes de restos abortivos.
  • Sufocamento
O bebe é puxado para o meio externo, deixando apenas a cabeça dentro, já que a gestante não foi previamente preparada para o parto e não houve contrações, o útero não foi devidamente dilatado, não havendo espaço para a retirada da cabeça. Assim, introduz-se um tubo em sua nuca que sugará sua massa cerebral, o que leva a sua morte. Só então o bebê é totalmente retirado.
  • Drogas e plantas
Algumas substâncias, quando tomadas em grandes quantidades, podem acarretar o aborto. Agem de forma devastadora, e normalmente a mulher corre o risco de hemorragias, o que pode ocasionar a morte da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário