sexta-feira, 1 de julho de 2011

Efeitos psicológicos

Além de todos os problemas biológicos que um aborto pode trazer, as circunstâncias psicológicas são problemas de alta intensidade e que podem ou não acabar com a vida social de uma mulher. Estes efeitos psicológicos são de extrema variação quando se trata do aborto espontâneo ou do aborto provocado, os quais têm grande diferença, e, infelizmente, este assunto ainda não é levado a sério. Não se leva em consideração esse sentimento da mulher que acaba sendo deixado para trás por aqueles que persistem em promover o aborto como direito.
A gravidez já é um momento delicado na vida de qualquer mulher, devido a mudanças não só físicas, mas também psicológicas. O vínculo mãe-feto aumenta com passar dos tempos; aquele ser dentro em seu ventre passa a ter um significado maior para ela (a mãe), por isso a proporção das reações sentimentais desta, principalmente perante o aborto espontâneo. A mãe entra em estados ditos como:


  • Estados Emocionais: choque, culpa, raiva, ansiedade, depressão, isolamento.
  • Efeitos Cognitivos: pensamentos intrusivos acerca do feto, alucinações auditivas e visuais relacionadas com o bebê, sensação de movimentos fetais, dificuldades de concentração, dificuldades em tomar decisões, amnésia, dentre outros.
  • Efeitos Comportamentais: dificuldade em adormecer, pesadelos, perda de apetite, abuso de substâncias, evitam hospitais e convívio com mulheres grávidas e/ou crianças.
É a fragilidade psicológica em que a mulher se encontra na gravidez que a leva a ter momentos de menos confiança em si, resultante das pressões que sofre da sociedade (a depender do caso). A escolha de dar continuidade ou não à gravidez faz com que vivencie sentimentos dolorosos, que aumentam a vulnerabilidade de qualquer influência que a leve ao aborto espontâneo, uma vez que ela acredita ser esta a melhor solução.

3 comentários:

  1. Depois da explicada acima percebemos que o aborto é altamente prejudicial para a saúde da mulher,tanto no estado emocional quanto no estado físico,podendo trazer uma pessoa a loucura ou
    até mesmo a morte.Sendo assim discordo do aborto ! CAMISINHA EXISTE PARA ISSO ,PREVENIR DOENÇAS E GRAVIDEZ INDESEJADA !

    ASS : Matheus Alves

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com tantos maléficios, o aborto é encarado como algo normal. A mulher corre vários riscos cometendo esse "crime", ao meu ver o aborto induzido deveria ser julgado como homícidio, por que o aborto faz exatamente isso, tira uma vida. Muitas mulheres após o aborto ficam ferteis, e não conseguem ter um filho quando desejam, e utilizam de barriga de aluguel e adoção, para ter um filho ao lado, e tentar sentir o amor materno.

    Ass.: Judson Costa

    ResponderExcluir
  3. Para mim, o único caso de liberação desse homicídio doloso seria em caso de risco de vida da mãe, afinal, se ela morrer o feto também morrerá. Então, que se priorize uma vida, ao menos. Porém, no caso do estupro, ainda não acho que seja uma "desculpa" boa o suficiente. Já que, se a mãe não quiser criar o filho, ela pode colocá-lo para adoção.

    ResponderExcluir